domingo, 16 de dezembro de 2012

De livros à ritos de passagem


Vou a livraria toda semana, sempre vou ver os lançamentos, os preços, novidades ou até mesmo dar uma olhadela naqueles livros que já conheço. Não sou uma critica de livros e não gosto muito que dizer que um é ruim e outro é bom, mas sempre amei os livros, quando digo amo, quer dizer que aprecio os livros, leio, mastigo, espero uma página e fico pensando sobre ela. Hoje percebo através dos livros como tudo na vida é um rito de passagem. 
Há três anos peguei emprestado com uma amiga os livros da Saga Crepúsculo, depois ganhei do meu ex namorado o último livro, na época eu o fiz me dar de presente, tadinho deve ter gasto uma grana, pois comprou no dia de estréia do livro.
Quando cheguei na sala todas as gurias me olharam com ar de inveja e eu claro me senti exclusiva, andei com o livro para cima e para baixo, li rapidamente e ao mesmo tempo lentamente para que as pessoas do metrô me vissem com o livro. 
Enfim, atualmente este livro pode ser encontrado nos supermercados, nas bancas de jornais de todo país por um preço baixo; o meu namorado que se esforçou tanto para me presentear se tornou o atual ex, e aquela amiga que me emprestou os livros já não é minha amiga, somos colegas, quase que conhecidas. 
Então percebi como é engraçado essas coisas da vida, as voltas que damos para aprender uma coisa minima, estamos sempre concluindo fases, temos a fase da escola, em que estudamos, nos relacionamos e temos nossas primeiras experiências, então chega uma hora que acaba e você precisa ir para faculdade, lá você acha que está fazendo o que curte, mas descobre que quando ela acaba você precisa começar uma nova etapa, uma pós graduação, um mestrado, um doutorado, um MBA, um pós- doutorado, uma viagem, depois casar, ter filhos, acabam e começam fases, o que ficam são objetos que nos lembram tudo que passou.
Todas vezes que olho para aquele livro me lembro da amiga, do ex, da escola e daquela época gostosa. E aprendi uma lição: vou a livraria e dou uma olhadela nos lançamentos e nos mais vendidos, mas corro para nunca mais comprá-los, chega de coisas passageiras!

Abraços e boa sorte nos livros!


Nenhum comentário: